Dossiê: Valeu, Chávez!

Muito mais que “populismo”: nossos textos debatem papel, legado e contradições de um personagem latino-americano singular

130305-Chávez3B

O porquê do ódio a Chávez

Ele cumpriu a promessa de governar para as maiorias e mostrou que História não tinha terminado. Por isso (não por seus erros) oligarquias o detestam… Por Ignacio Ramonet e Jean-Luc Melenchon (5/10/2012)

.

Uma vitória e seus significados

Oposição reconhece caráter democrático das eleições. Resultado referenda projeto do presidente, porém com ressalvas. Futuro parece depender de criatividade política. Por Antonio Martins (8/10/2012)

Nova batalha na Venezuela

Em luta contra câncer, presidente reúne e encanta multidões. Suas conquistas são inegáveis. Ele promete: “quando eu for, serei vocês”. Por Ignacio Ramonet (7/8/2012)

O fantasma do autoritarismo latino-americano

Para os grupos dominantes da região (incluindo seus parceiros no exterior), a democracia parece ser mera conveniência e artifício retórico. Por Felipe Amin Filomeno (25/6/2012)

A esquerda mundial após 2011

Immanuel Wallerstein propõe: múltiplas correntes que desejam superar capitalismo precisam construir certos acordos, para não desperdiçar esperanças surgidas no ano (3/1/2012)

Sin perder la ternura jamás

Contraditória, mas sempre intensa, América Latina continua em transe. Depois de superar ditaduras e neoliberalismo, irá além do “desenvolvimento”? Por Tadeu Breda (22/11/2012)

O chavismo em seu curto-circuito

O sociólogo Edgardo Lander examina, no Fórum Social Mundial, as causas da nova crise venezuelana. Para ele, a esquizofrenia do processo bolivariano está na origem das turbulências (28/1/2010)

Leia Também:

2 comentários para "Dossiê: Valeu, Chávez!"

  1. Danieli De Souza Fonseca disse:

    Recomendo

  2. Parabéns, grande dossiê para quem MERECE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *